Também conhecida como PAAF, possibilita muitas vezes o diagnóstico precoce de diversas doenças contribuindo com a indicação de tratamento ou cirurgias quando necessárias.
Metodologia:
O ato de coleta da punção com agulha fina pode ser realizado em lesões palpáveis ou não palpáveis de diversos órgãos. O(A) patologista usa o aparelho de ultrassonografia para localizar a lesão de interesse e garantir o posicionamento da agulha durante todo o procedimento. O exame é rápido e seguro, consiste na retirada de células de nódulos ou lesões, por meio de uma agulha acoplada em seringa, não sendo necessário anestesia ou qualquer preparo prévio. Após a coleta do material, o conteúdo da seringa é armazenado nas soluções de fixação pelo(a) patologista e encaminhada para processamento. Posteriormente, são confeccionadas lâminas citológicas coradas por técnicas histoquímicas para apreciação do especialista no microscópio.
Como solicitar o exame:
O Laboratório logos realiza este procedimento em suas dependências, contando com médicos especialistas altamente qualificados para o exame. É necessário entrar em contato para agendamento e demais esclarecimentos.