CITOLOGIA GERAL / CITOLOGIA ONCÓTICA

A citologia oncótica baseia-se na análise microscópica de células sendo em geral utilizada no rastreamento e diagnóstico de lesões tumorais.

 

Metodologia:

O(A) médico(a) assistente do paciente realiza a coleta de líquidos corporais como peritoneal, pleural, pericárdico, glandulares, císticos, entre outros. Estes líquidos são fixados e encaminhados ao laboratório, onde serão centrifugados, posteriormente sobrepostos em lâminas de vidro e tratados com corantes que permitem a visualização das suas características citológicas ao microscópio.

 

Procedimentos de fixação e acondicionamento:

O líquido coletado deve ser acondicionado em frasco com tamanho o suficiente para receber o líquido mais o fixador (em linhas gerais, o frasco deve ter 3x o volume do líquido coletado). Após transferir o líquido da seringa coletora para o frasco, deve ser adicionado o mesmo volume do líquido de álcool absoluto (proporção 1:1).

 

Como solicitar o exame:

Necessário encaminhar junto do frasco com material fixado a requisição médica, essa devidamente preenchida com letra legível ou digitalizada, contendo no mínimo:
– Nome completo do paciente;
– Data de nascimento do paciente;
– Sexo do paciente;
– Qualidade do material (de qual órgão/cavidade e topografia foi feita a coleta);
– Nome completo do(a) médico(a) solicitante;
– CRM do(a) médico(a) solicitante;
– Assinatura manual ou digital do(a) médico(a) solicitante;
– Informações de convênio do paciente (SUS, Planos de Saúde, Particular…).

Além das Informações mínimas obrigatórias, outros dados adicionais como, CPF, nome da mãe, laudo de exames prévios do paciente, alterações no exame clínico e hipóteses diagnósticas são muito importantes para otimizar o correto diagnóstico.

Fale conosco pelo WhatsApp!