O exame de congelação é um procedimento realizado dentro do centro cirúrgico, em que o patologista avalia a peça cirúrgica recém extraída do paciente e fornece dados diagnósticos durante a cirurgia. Dentre as indicações, pode-se citar a avaliação de margens cirúrgicas oncológicas e avaliação de metástases em linfonodos sentinela.
Metodologia:
O(A) médico(a) assistente do paciente, durante a cirurgia, retira a peça cirúrgica e a entrega ao patologista. Este especialista então realiza o processamento do material a fresco, seja por esfregaços citológicos, seja por congelamento da peça e cortes micrométricos, seguidos de técnicas de coloração histoquímica. Após confeccionadas as lâminas histológicas, procede-se a avaliação no microscópio para diagnóstico. O resultado é dado ao(à) colega cirurgião(ã) verbalmente na sala cirúrgica, trocando informações relevantes para a definição da conduta para cada paciente.
Procedimentos de fixação e acondicionamento:
O material que foi analisado pelo método de congelação sempre deve ser seguido de estudo anatomopatológico, sendo assim, todo o material deve ser fixado em solução de formol em recipiente apropriado e devidamente identificado.
Como solicitar o exame:
Os patologistas do laboratório Logos realizam a biópsia de congelação intraoperatória em todos os hospitais da região mediante agendamento. É necessário entrar em contato com o laboratório com antecedência mínima de 48h da data do procedimento para consulta de disponibilidade e demais esclarecimentos.