BACTERIOSCOPIA

Compreende a detecção, a identificação e quantificação dos microorganismos em secreções, fluidos e tecidos humanos. O estudo permite a avaliação da microbiota bacteriana local, que, em mulheres adultas, é constituída predominantemente por bacilos gram-positivos (sobretudo de Doderlein), mas dá especial atenção a diplococos gram-negativos, intra ou extracelulares, com características de Neisseria gonorrhoeae e a bacilos Gram-variáveis com características de Gardnerella vaginalis, particularmente em material endocervical.

 

Metodologia:

Utiliza-se a coloração de Gram no material a ser avaliado em microscópio óptico. Para secreções vaginais utiliza-se o índice de Nugent, destinado a classificar, a partir da pesquisa semi-quantitativa de Lactobacillus spp., Gardnerella spp. e Mobiluncus spp., a possibilidade de vaginose bacteriana.

 

Procedimentos de fixação e acondicionamento:

O material coletado por swab vaginal deve ser gentilmente aplicado em lâmina histológica e esta armazenada em tubete sem fixador. O material deve ser enviado ao laboratório no mesmo dia, sem fixador, atentando-se à identificação correta do tubete porta-lâmina com os dados da paciente.

 

Como solicitar o exame:

Necessário encaminhar junto do material a ser avaliado a requisição médica, essa devidamente preenchida com letra legível ou digitalizada, contendo no mínimo:
– Nome completo do paciente;
– Data de nascimento do paciente;
– Sexo do paciente;
– Qualidade do material (de qual órgão e topografia foi feita a coleta);
– Nome completo do(a) médico(a) solicitante;
– CRM do(a) médico(a) solicitante;
– Informações de convênio do paciente (SUS, Planos de Saúde, Particular…).

 

Este exame é realizado em laboratório de referência, em parceria com o Laboratório Logos.